O perfume é novo, mas... a dor de cabeça, enjoo, coceira ou tontura te pegaram de jeito? Cuidado. Pode ser o perfume que você está usando. Isso mesmo. O perfume é um produto químico e, como tal, pode causar malefícios para algumas pessoas mais sensíveis. "Não é todo mundo que se adapta a um perfume. A fragrância, cor, aroma e fixação variam de pessoa para pessoa de acordo com a sensibilidade da pele", ensina a farmacêutica Vânia Rodrigues Leite, da Unifesp. Mas, se isso já acontece se o perfume é genuíno, imagine o que aqueles perfumes falsificados podem fazer com a sua saúde?
Não é difícil, ao sair para um passeio nas ruas de comércio, encontrar alguma barraquinha vendendo perfumes com os logotipos das marcas tradicionais com preços tentadores. Antes de levar um desses para casa e tirar a prova do barato que sai caro, o melhor é pensar duas vezes. Isso porque a grande maioria desses produtos são feitos sem nenhum critério de segurança e vigilância sanitária e, por isso, podem conter elementos tóxicos que fazem mal para a pele e para a saúde.
SUA PELE DÁ SINAIS!!!
A especialista da Unifesp acredita que o maior problema do uso de perfumes falsificados é a falta de controle de qualidade na fabricação no controle microbiológico e físico-químico, podendo originar uma formulação que contenha metais pesados e substâncias tóxicas.
"Irritações, alergia, vermelhidão e manchas na pele, além de espirros, coceiras são alguns dos sintomas que os produtos de má-qualidade podem provocar. Apesar de existirem pessoas que não sofrem qualquer tipo de reação, o cuidado de evitar uma substância tóxica deve existir", alerta a Vânia. Além disso, muitos fabricantes caseiros, com o objetivo de diminuir os custos de produção, utilizam álcool combustível na fórmula (o mesmo usado para veículos!), que é mais barato comparado ao álcool desnaturado (usado por produtores oficiais). Só que esse álcool combustível contém metanol, substância extremamente tóxica e que pode provocar até cegueira se for usado por muito tempo.
Agora você já sabe. Da próxima vez que você for comprar um cosmético, em especial um perfume, é muito importante avaliar se a vantagem que você terá no bolso corresponderá ao seu bem-estar. Gastar um pouco mais com um produto garantido pelo fornecedor, com um produto feito por empresas idôneas pode ser muito melhor quando pensarmos nos cuidados com nosso corpo.
FONTE: minhavida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário